Livros

oi
Lançado e-livro “Estudos sobre a Música Popular: aproximações de escuta”
Postado originalmente em 30/04/2017

Anunciamos que o e-livro “Estudos sobre a Música Popular: aproximações de escuta” - organizado por mim (Alberto Gonçalves), Cristiane Pereira Martins, Igor Lemos Moreira e Márcia Ramos de Oliveira - foi lançado pela Editora UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Capa de Igor Lemos Moreira.

O livro pode ser visualizado e baixado clicando neste link.

Pedimos que divulgue esta nova para seus contatos.

Os Organizadores

Sobre o livro:
Os artigos reunidos neste livro são baseados nas comunicações orais da sessão “Apresentação de Pesquisas em Andamento na área de Música Popular”, realizada na tarde do dia 24 de maio de 2016, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

A sessão - integrante da programação da “Semana de Música Popular: Gal Costa e Tropicalismo”, uma parceria entre o Laboratório de Imagem e Som (LIS) do curso de História da UDESC e o Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens (NELOOL) do curso de Letras da UFSC - contou com a participação de pesquisadores de cursos de pós-graduação das duas instituições envolvidas: da UDESC os programas de pós-graduação em História e em Música; da UFSC os programas de pós-graduação em Literatura, História e Antropologia Social.

Idealizada e coordenada por por mim, Alberto Gonçalves (LIS), o objetivo da sessão foi reunir trabalhos em andamento de pesquisadores de diferentes áreas que tivessem como objeto de investigação a música popular, aproximando-se assim diferentes escutas numa proposta interdisciplinar.

Dos trabalhos apresentados, selecionamos os seguintes:

  • “Força Farta”: A trajetória de Wilson Cirino nas décadas de 1970 e 1980, de Daniel Lopes Saraiva, doutorando em História (UDESC);
  • “Vou Tirar Você Desse Lugar”: As Relações de Poder sobre o Corpo da Mulher, de Cristiane Pereira Martins, mestranda em História (UDESC);
  • Valdir Agostinho, um Artista de Florianópolis (SC): História, Música e Meio Ambiente (Uma Pesquisa em Andamento), de Luciano Py de Oliveira, doutorando em História (UDESC);
  • Subjetividade e Paradoxo – O Negro Drama do Rap no Brasil, de Carla C. Mello, doutoranda em Literatura (UFSC);
  • Literatura de Folheto e Fait Divers: Um Estudo sobre Memória Cultural, de Carolina Veloso Costa, doutoranda em Literatura (UFSC);
  • Professores de Violão e o Ensino de Harmonia: Um Estudo da Atuação Docente pela Perspectiva da Análise do Discurso, de Roveli Bichels, mestrando em Música (UDESC).

Acreditamos que, com a presente publicação, os artigos apresentados na “Semana de Música Popular” possam cruzar novas fronteiras, atingindo um público mais amplo, aproximando assim ainda mais novas escutas.

É o que desejam os organizadores.

Referência:
GONÇALVES, A. et al. (Org.). Estudos sobre a música popular: aproximações de escuta. Florianópolis: Ed. UDESC, 2017. 106p. ISBN: 9788583021001.

Livro "Oficina da Canção: do maxixe ao samba-canção; a primeira metade do século XX"

Escrito por Marcos Baltar, eu - Alberto Gonçalves, Giovanna Pacheco e HP Rodrigues, o livro foi lançado pela Editora Appris em 2019. Capa de Kátia Diniz. Clique aqui para acessar a página do livro na editora e aqui para acessar o livro na Amazon. 

A realização do livro surgiu a partir dos conteúdos que foram estudados nos projetos de extensão "O Violão e a Música Brasileira: Oficina de análise e criação de canções brasileiras executadas em violão e voz" e "A canção brasileira do século XX até os dias atuais: Essa é para tocar no rádio - programa de variedades na Rádio Ponto UFSC", ambos coordenados por Marcos Baltar. Para as oficinas, nos encontrávamos todas as sextas para aprender, cantar e tocar sobre artistas que marcaram a história da Música Popular Brasileira. E para os programas de rádio, fazíamos gravações com pesquisas aprofundadas sobre esses mesmos artistas. Ao todo foram 10 compositores e são os mesmos que estão no livro (Acesse aqui a página do programa Essa é pra tocar no rádio e clique aqui para ouvir os áudios). Essa iniciativa contou com o apoio do Edital 007/2017 - Bolsa Cultura 2018, da Secretaria de Cultura e Arte (SECART), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E a publicação do livro foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Programa CAPES-Print, com Edital da Pós-Graduação em Linguística da UFSC.

O livro está dividido em 10 capítulos, cada um dedicado a um compositor de música popular brasileira da primeira metade do século XX e uma canção de seu repertório é analisada multissemioticamente. Os compositores apresentados são: Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Lupicínio Rodrigues e Dolores Duran. Cada capítulo é constituído por cinco seções: O Autor e Sua Obra, História das Principais Canções, Análise Miltissemiótica da Canção, Para Saber Mais e Partitura (da canção analisada). Acesse aqui Playlist contendo o áudio dos fonogramas das canções estudadas no livro.

As dez canções analisadas foram apresentadas pelos oficineiros e por convidados no Teatro da UFSC no dia 22 de novembro de 2019. Ver Notícia aqui.

Sinopse da Editora: Oficina da canção: do maxixe ao samba-canção: a primeira metade do século XX é destinado aos amantes e aos pesquisadores da música popular brasileira e aos pesquisadores da área de linguagens, especialmente os professores de educação básica que trabalham com o gênero canção na escola, bem como os estudantes universitários de cursos de Letras, Linguística, Música e áreas afins. O livro busca trazer para o contexto educativo e cultural a obra musical fundadora do cancioneiro brasileiro moderno, produzida desde as primeiras gravações da casa Edison, no Rio de Janeiro, do início dos anos 1900, para gramofone, passando pela era do rádio, até meados do século XX, período fértil que antecedeu importantes movimentos musicais, tais como a Bossa Nova, as Músicas dos Festivais, a Jovem Guarda, a Tropicália, o Clube da Esquina, entre outros que marcaram a segunda metade do século passado, tema que será discutido no livro Oficina da canção 2: a segunda metade do século XX.

Referência: BALTAR, M. et al. Oficina da Canção: do maxixe ao samba-canção; a primeira metade do século XX. Curitiba: Appris, 2019. 242p. ISBN: 9788547335465.




Um comentário:

Edna Domenica Merola disse...

Obrigada por todo esse legado. São trabalhos não só acadêmicos, mas que acrescentam muito ao cenário da cultura nacional.